Esse texto é antigo, postei no Blog do meu professor de português, um dos melhores, se não o melhor, professor que eu ja tive. Espero que gostem...
"Tratar da solidão para mim, é mais difícil do que tratar sobre o amor, porque por muito tempo eu estive só, sem perceber, e me dói um pouco falar nesse assunto. Mas eu me comprometi a escrever o sobre o tema que fosse dado, e o farei!
Enquanto seguia meu caminho de todas as manhãs, lembrei de que todos os dias um amigo me acompanhava nesse percurso, Pedro Júnior. Não estamos mais indo juntos porque agora eu estou indo mais cedo, e ele continua indo um pouco mais tarde. Daí comecei a refletir o quanto me sentia sozinho, indo todos os dias para o colégio, mergulhando tão profundamente em meu próprio pensamento, que, às vezes, nem notava o quão chato era a ida sem ele. Era sempre melhor, a gente conversava muito, e, às vezes, a gente andava até um pouco mais devagar para continuar a papo... Bons tempos.
Então mais uma de minhas teorias invadiu minha cabeça: eu não estou só, nem quando estou só. Um paradoxozinho que dá para se entender só colocando a “massa cinzenta” para trabalhar um pouco. Mas vou tentar explicar o que eu quis dizer...
Quando eu estou na minha cama, pronto para dormir, sentindo apenas o silêncio à minha volta, eu e a escuridão, não estou completamente sozinho, porque para mim, e creio que para a maioria das pessoas, está sozinho é não ter ninguém por perto. E quando você tem amigos, quando você os ama, e eles também o amam, eles estão perto de você todo o tempo. Estão vivos na sua memória! Um telefonema, ou até mesmo só em se imaginar falando com eles, pode fazê-lo melhorar de uma tristeza. Claro que nada substituirá uma conversa pessoalmente, olho no olho, mas melhorará, porque há uma conexão entre duas pessoas que se gostam, há um fiozinho que ninguém vê, que o faz se comunicar com a pessoa que você mais quer naquele momento. E poderia estar rodeado de milhões de pessoas, mas ainda sim, se não tivesse ninguém que o amasse, você estaria só...
Solidão de verdade é quando nem mesmo você se dá conta de que está só. É quando você se ilude, pensando que tem amigos e depois percebe que os únicos que se importam com você de verdade são seus pais. Essa é a pior solidão, porque quando se descobre que está sozinho, que tudo que você pensou, passou, falou, escutou, não passava de uma ilusão, e não teve importância para quem você confiava, e acreditava piamente que era seu amigo de verdade. O choque é inevitável. E sua mente invadida por sentimentos tão horríveis, contra si mesmo, que até parece um choque de verdade! É um ataque nos nervos que chega a atingi-lo até fisicamente. Você se transforma em algo totalmente diferente, seu cérebro começa a funcionar de outra maneira. E o mundo não será o mesmo para você... E você não será o mesmo para o mundo.
Acho que no mundo de hoje, as pessoas e, principalmente, os adultos mais normais, mesmo que tenham tido amigos na adolescência, dependem da família para passar por um mau momento. Porque todos os outros já tem problemas demais para se preocuparem, ou, simplesmente, não querem se preocupar com um amigo, por estar com pressa para ir ao trabalho, ou mesmo para dormir.
O interessante é que quanto mais o tempo passa, o mundo vai ficando mais quente, só que acontece totalmente o contrário com as pessoas... Elas vão ficando mais frias. As pessoas não vão mais a uma praça, a uma festinha do vizinho, para torcer pelo Brasil ma TV de 20 polegadas do bar. Mas também, para que não é? Um cara compra uma TV de 50 polegadas e fica em casa adorando aquela coisa gigante. E em jogo importante chama os mais chegados para assistir e ao mesmo tempo se exibir.
Gostar de outra pessoa e demonstrar esse sentimento têm sido, nos tempos de hoje, uma tarefa difícil. Mas por quê? Será mais fácil dizer que odeia alguém? CLARO QUE SIM! É muito mais fácil você magoar alguém dizendo que a odeia, do que dizer que a ama, e correr o risco dessa pessoa te magoar profundamente. Só que a vida sem riscos não teria graça, a vida sem amigos, sem as pessoas que você não conhece ainda, seria mais monótona do que ventilador no um. O população não sente mais aquela emoção de cada dia não saber o que pode acontecer, a adrenalina de amar! Apesar de sempre dizerem que está tudo uma bagunça, a vida está completamente organizada! Organizada do pior jeito! Mas está!
Assassinatos: acontecem todos os dias. Roubos: acontecem todos os dias. Seqüestros: acontecem todos os dias. Estupros: acontecem todos os dias. Trabalho: tem todos os dias. Amor a si mesmo: muito difícil, só quando acreditam ter tido um contato espiritual com Deus quando vão à igreja trimestralmente.
Está faltando amor no coração! Você precisa aprender a se completar. Precisa aprender a não precisar de outra pessoa para ser completo. Tem que saber que sua felicidade tem que depender apenas de si mesmo! Não estou dizendo para viver sempre sozinho, sem ninguém, porque você já está completo. Os que forem seus companheiros serão um suplemento gigantesco! Que o fará se sentir transbordado! Será uma explosão de felicidade em seu corpo, mente e espírito! Porém, se você não está completo por si mesmo... Podem vir tantos amigos quiser, e eu lhe afirmo que você nunca estará tão feliz como você estaria se já estivesse completo.
Como se completar? Não sei, eu estou quase conseguindo isso, mas ainda não peguei a manha, quando conseguir... Eu vos direi. Agora eu vou acabar com por aqui, porque já são 12h30min e minha mente está dizendo que ir dormir é uma ótima idéia, e meus fantasmas vão me fazer companhia.
Peço perdão pelos erros imperdoáveis"
:D
Tudo junto é separado, separado é tudo junto
Assinar:
Postar comentários (Atom)

1 diagnósticos:
Dick Dick, sem comentários pra esse texto ok?
Vejo hoje que tornei sua fã, fã dos seus texto perfeitos. *-*
Postar um comentário